

ALS e Assiste: a Integração da Manutenção Preditiva
5 de agosto de 2025
Frequência Ideal de Coleta
3 de setembro de 2025Qual ferramenta ajuda a identificar a causa de falhas?
A resposta é simples, e melhor ainda, barata! Com um programa de análise de óleo, é possível investigar a causa e raiz de uma falha.
Mas como essa “investigação” é feita?
O monitoramento de rotina já traz diversos sinais das potenciais fontes de problemas, ou causa de falhas. A inclusão da análise de ferrografia analítica poderia trazer ainda mais riqueza aos dados, já que avalia a morfologia das partículas e também os materiais magnéticos ou não.
Outra situação problema que pode se chegar, através da análise, é se o equipamento instalado e/ou remontado está alinhado e funcionando corretamente, com o uso da Ferrografia, que detecta, através da quantidade e tamanho das partículas, se há desgaste excessivo, e que tipo de partículas estão em desgaste, e como esse desgaste foi gerado.
Uma causa comum de contaminação, em outro exemplo, é por água. Nesse caso, a análise de óleo pode identificar se há contaminação e assim, seria possível buscar seus pontos de ingresso, podendo ser contaminante oriundo do processo ou ambiente, por exemplo.
Existem outras variadas possibilidades de problemas que surgem da manutenção inadequada, contaminação, uso indevido de lubrificantes e desgastes dos equipamentos que podem ser detectados de forma antecipada pela manutenção preditiva.
Essa prática de monitoramento contínuo traz economia, planejamento e maior produtividade dos seus ativos, já que a quebra não será um elemento surpresa na sua rotina, muito menos o tempo parada de produção dos equipamentos.
Planeje sua economia com a ALS, que traz mais do que análises de óleo, oferecendo dados completos, tecnologia assertiva e resultados confiáveis e fáceis de acessar.