Mundo ALS
Artigos » Como agilizar a entrega da sua análise de óleo com o pré-registro? 

Como agilizar a entrega da sua análise de óleo com o pré-registro? 

A análise de óleo é um procedimento de suma importância para as empresas. Com o diagnóstico realizado com base nessa técnica, podem-se identificar mais rapidamente e até mesmo antecipar possíveis erros, sem comprometer o desempenho do serviço ou a qualidade do produto.

Uma ferramenta que contribui com esse processo é o Sistema 360, que possibilita o gerenciamento de ativos e de resultados de análise em tempo real e de forma dinâmica. Para a entrega da análise ainda mais célere, é possível fazer o pré-registro nas análises de óleo.

Sistema 360

Desenvolvido pela ALS Tribology Brasil, o S360 tem o intuito de tornar a manutenção preditiva cada vez mais rápida e minuciosa. Um dos primeiros passos a ser dado na plataforma é o registro de novo equipamento. Para isso, você precisará clicar em “Equipamentos”, no menu lateral. Já dentro da aba, basta clicar no botão “Novo Equipamento”, no menu superior, e preencher todos os dados do equipamento e seus compartimentos. Lembre-se de clicar em “Salvar” antes de sair.

Como fazer o pré-registro

O pré-registro nas análises de óleo é um processo, sem dúvida, simples e fácil. Esse recurso, disponível na plataforma s360, via integração de API e também via App(Google Play e App Store), traz uma série de vantagens para as empresa como a redução de tempo de entrega dos resultados, o acompanhamento de todo o processo de análise, o cadastro livre de erros de grafia e a criação de histórico do equipamento.

Como fazer?

Vamos apresentar todas as formas de pré-registro disponíveis em nosso Sistema S360 a seguir. 

Pré-registro avulso 

Para fazer o pré-registro, seu equipamento já deve estar cadastrado no sistema. Então, basta:  

Acessar a aba “Início”. 

No painel “Registrar Amostra em Equipamento”, preencha as informações de chassi/série e/ou de tag/frota e clique em “Registrar”. 

Na próxima tela, clique em “Carregar Equipamento”. 

Registre o horímetro do equipamento e as amostras de cada compartimento, com a data de coleta e dados do fluido.  

Por fim, clique em “Registrar Amostra(s) no Equipamento”.  

Prontinho, suas amostras agora irão entrar direto em nossos labs e rapidamente serão analisadas, pois serão identificadas de imediato.  

Pré-registro em massa 

É possível fazer o pré-registro de várias amostras de uma vez no S360? E o melhor, é muito fácil. Esta inserção é feita por uma planilha do Excel, acompanhe o passo-a-passo desta nova forma de pré-registro! 

Passo a passo 

1 – Após acessar o S360, você verá no menu esquerdo a aba “Equipamentos”. Clique nela. 

2-Selecione a opção “exportar para coleta”. Assim, o sistema irá gerar uma planilha em Excel com todos os equipamentos da unidade: 

OBS: A exportação ocorre com mil equipamentos por vez. Utilize os filtros para restringir o número de equipamentos. 

3- Depois que o sistema gerar a planilha, você pode, por exemplo, realizar o download para inserir os dados de coleta. 

4- Agora você pode preencher os dados na planilha, lembrando que informações como: número do frasco, fabricante do óleo e viscosidade do óleo são obrigatórias. As demais informações são opcionais, mas quanto mais completo seu pré-registro, melhor para termos dados de histórico e tendência do equipamento. Para evitar falha de exportação de dados, não altere nem formate os dados das colunas A até H. 

5- Agora é hora de inserir os dados no S360! Selecione, dentro da aba de “Equipamentos”, a opção “importar coleta padrão”. Depois é só carregar o arquivo e clicar em importar. 

6- Quando a importação for concluída, o sistema irá mostrar o item como “arquivo processado de forma integral”. E no final da planilha, na aba “resultado”, a mensagem confirmando a exportação é: “coleta registrada com sucesso”. Ainda na aba de coletas, vai constar a mensagem, em “situação”, de “coletada”.

Conclusão

As empresas que adotam a análise de óleo reduzem, por exemplo, os gastos com mão de obra em manutenções não programadas e ainda evitam trocas de óleo desnecessárias. Com esse procedimento, portanto, podem-se reduzir custos e melhorar o desempenho do maquinário. Com o recurso do pré-registro, ainda é possível agilizar o processo de identificação e reduzir o tempo de entrega dos resultados. Ficou com dúvidas sobre alguma etapa do pré-registro? Fale conosco pelo e-mail: sablt.suporte@ALSGlobal.com assim como por aqui.

 

índice
Compartilhe:
Artigos » Como agilizar a entrega da sua análise de óleo com o pré-registro? 

Mais artigos do seu interesse

Manutenção preditiva: guia completo para planejar 2026
Industrial

Manutenção preditiva: guia completo de PCM e PPCM para planejar 2026

todos

S360: confira novidades no envio de relatórios

todos

Frequência Ideal de Coleta