Mundo ALS
Artigos » Tipos de desgastes mais comuns nos equipamentos industriais

Tipos de desgastes mais comuns nos equipamentos industriais

O uso constante dos equipamentos de uma indústria pode ocasionar um certo desgaste. Isso é normal, mas nem sempre é um resultado exato. A análise de óleo estuda, entre outros temas, os tipos de desgastes dos maquinários ao longo do seu tempo de uso, motivos e como prevenir ou mitigar seus danos.

O que é desgaste?

O desgaste é um dos três fatores que podem limitar a vida útil de um equipamento, assim como diminuir a atuação dele. É estudado pela tribologia, que analisa também o atrito e a lubrificação. Podemos observar alguns tipos de desgastes que se diferenciam entre si. Descubra a seguir:

Adesivo: geralmente ocorre quando há uma ligação adesiva entre as superfícies. Nesse caso, há uma deformação plástica que pode se desenvolver ao longo do objeto em questão. Isso ocorre, principalmente, devido ao calor gerado pelo atrito. Este tipo de desgaste é muito comum em metais.
Abrasivo: neste caso há uma remoção de material da superfície. Ocorre, principalmente, em materiais de grande dureza, em dois ou mais corpos e o mais comum dos tipos de desgastes.
Fadiga: ocorre quando há um número alto de repetições de um determinado movimento.
Corrosivo: acontece quando há contato do maquinário com meios corrosivos líquidos ou gasosos, causando, portanto, uma reação química que resulta no desgaste.
Fretting: ocasionado pelo acoplamento entre duas peças em movimento oscilatório de baixa amplitude. É possível ainda que ocorra a corrosão das superfícies, sendo este um tipo particular de fretting.

Estes são os principais tipos de desgastes que podem acontecer.

A análise de óleo avalia estes desgastes e ainda oferece soluções para minimizar os efeitos negativos desta ação. Quer esta solução em sua empresa? Fale conosco!

Veja um exemplo da atuação da análise de óleo detectando o desgaste do motor, bem como a economia gerada aqui.

índice
Compartilhe:
Artigos » Tipos de desgastes mais comuns nos equipamentos industriais

Mais artigos do seu interesse

Manutenção preditiva: guia completo para planejar 2026
Industrial

Manutenção preditiva: guia completo de PCM e PPCM para planejar 2026

todos

S360: confira novidades no envio de relatórios

todos

Frequência Ideal de Coleta