Mundo ALS
Artigos » ALS e as certificações de qualidade

ALS e as certificações de qualidade

Os ensaios de lubrificantes seguem normas internacionais bem definidas. São normas, por exemplo, publicadas pela ASTM, ISO, ABNT, entre outras organizações normativas internacionais, e são de acesso público. A primeira função destas normas é padronizar os procedimentos para controle de qualidade dos lubrificantes fabricados.

Para fins de auditoria da qualidade dos lubrificantes vendidos no Brasil, a Agência Nacional do Petróleo credenciou apenas laboratórios de universidades ou centros de pesquisa públicos.

Isso para evitar, por exemplo, eventuais conflitos de interesses comerciais, e também incentivar o desenvolvimento das entidades brasileiras, fomentando o conhecimento científico. Este credenciamento por parte da ANP destina-se exclusivamente para a função de auditoria.

Análises de fluidos lubrificantes

Entretanto, o exame de monitoramento de óleos usados não é o foco destas organizações de pesquisa e ensino. Esta tarefa é exercida pelos próprios fabricantes e laboratórios comerciais independentes.

Aliás, as próprias companhias de petróleo empregam laboratórios terceirizados para esta tarefa e, desta forma, podem se concentrar na execução apenas de ensaios de controle de qualidade da produção.

Ao analisarmos os lubrificantes usados, é necessário realizar os ensaios baseados nas normas indicadas para óleo em uso, a fim de melhor extrairmos as informações sobre as condições do equipamento e do óleo.

Alguns cuidados devem ser considerados ao realizar comparativos entre produtos novos e usados. A interpretação das naturais diferenças entre o óleo novo e o usado nos permitirá decidir se um produto pode continuar em uso ou até se a máquina está em condições normais de operação.

Diferenças de certificações

No caso de laboratórios de análise de lubrificantes como a ALS, vemos que Certificação não é o mesmo que Homologação e tão pouco é o mesmo que Credenciamento. Vejamos as diferenças em termos práticos:

• A certificação indica que um laboratório cumpre com todos os requisitos técnicos e de gestão para o exercício de sua atividade. A certificação somente pode ser dada por organização com autoridade legal para fazê-lo;
• A Homologação indica apenas que o laboratório foi aceito por um fabricante ou usuário final para execução dos ensaios que são de seu interesse;
• O Credenciamento indica que determinado laboratório possui outorga de procuração para representar o fabricante ou usuário final.

Observa-se, portanto, que a homologação e o credenciamento estão relacionados apenas a questões de interesse comerciais ou simplesmente de ordem prática de execução de ensaios. O que é necessário, por exemplo, para um laboratório ser confiável e aceito pela comunidade?

  • Pessoal treinado e com experiência;
  • Instrumentos calibrados e em bom estado de operação;
  • Procedimentos bem definidos, conforme as já citadas normas, além de controles de qualidade bem estabelecidos;
  • Certificação dos Sistemas de Garantia da Gestão e Controle da Qualidade, como a ISO 9001, certificação que a ALS possui em todas as unidades Oil&Lubricants.

Norma 17025

A ABNT NBR ISO/IEC 17025, a NBR 17025, é uma norma que rege os Sistemas de Gestão da Qualidade em laboratórios de ensaio e calibração.

Entretanto, não é uma norma obrigatória para realização desses serviços, uma vez que o laboratório pode assegurar confiabilidade dos resultados através, por exemplo, dos controles de qualidade implementados no processo, entre outros.

Esta Norma especifica os requisitos gerais para assegurar confiança nas operações do laboratório e a ALS possui também esta certificação.

Certificações ALS

Desde 2015, a ALS é certificada no Brasil com o ISO 9001, norma internacional com requisitos específicos para um sistema de gestão da qualidade.

Através desse padrão, a empresa demonstra a capacidade de fornecer determinados serviços, além dos requisitos legais e aplicáveis à organização.

A norma procura melhorar a gestão de uma empresa sempre considerando o foco em aumentar a satisfação do cliente.

A partir de 2019, só para exemplificar, também conquistamos o Selo de Integridade da Prefeitura de Contagem, em Minas Gerais, cumprindo as diversas exigências legais da autarquia.

Nosso laboratório em Contagem também conta com a certificação 17025. 

Saiba mais falando conosco!

índice
Compartilhe:
Artigos » ALS e as certificações de qualidade

Mais artigos do seu interesse

Manutenção preditiva: guia completo para planejar 2026
Industrial

Manutenção preditiva: guia completo de PCM e PPCM para planejar 2026

todos

S360: confira novidades no envio de relatórios

todos

Frequência Ideal de Coleta