O que toda equipe de manutenção em construção quer, primeiramente, é bom funcionamento dos equipamentos. Eles garantem uma produção eficiente durante a operação, dentro do prazo certo, gerando lucros para a empresa. Já o contrário disso é sinal certo de prejuízo – é aí que entra a necessidade da gestão da manutenção.
Mais do que só atuar na correção de falhas que já ocorreram, é fundamental ter uma gestão que aplique técnicas de manutenção preventiva e preditiva. Além disso, estas manutenções são mais baratas em relação a corretiva, e mais eficientes.
Quer saber os principais motivos? Confere só:
1 – Aumenta a vida útil dos equipamentos da construção
As máquinas da construção civil são caras, portanto, atuar com a prevenção de falhas garante um tempo de vida útil maior, e mais economia.
O custo é reduzido, não só pela extensão do uso da mesma máquina, mas também por evitar gastos inesperados com falhas não previstas. Além disso, reduz-se o tempo da máquina inativa para manutenção. Esse tipo de problema pode parar toda a obra!
Os valores investidos nas preventivas e preditivas para que os sistemas se mantenham disponíveis são, inegavelmente, mais baixos do que aqueles utilizados na correção das falhas catastróficas.
Inspecionar itens em acordo com sua vida útil e os monitorar quanto à necessidade da troca demandam menor tempo de mão de obra e menor custo em peças, quando comparados ao tempo de investigação e reparo de uma falha. O custo benefício do cuidado é maior do que o custo de não monitorar a máquina.
E se você opta pela manutenção preditiva, outros tipos de intervenção serão feitos apenas quando a máquina apresentar desgastes ou sintomas de problemas. Não antes disso, e nem quando for tarde demais.
2- O tempo fica a seu favor!
A manutenção preventiva e/ou preditiva pode ser programada para períodos de baixa demanda, e até mesmo inatividade. Evita-se assim surpresas no meio da obra, como urgência para encontrar peças e mão de obra necessárias, ou seja, custos maiores que surgem por essa falta de planejamento.
Planejar a manutenção permite agendar os itens a serem inspecionados ou trocados, disponibilizar o profissional correto para a ação e também garantir que a equipe do estoque de peças se programe para cotar valores e ter os materiais disponíveis, economizado tempo e dinheiro.
Os gastos com mão-de-obra parada e equipamentos alugados também são evitados quando a construtora efetua a manutenção programada.
Outro fator relevante: com planejamento de horas dos equipamentos parados para manutenção preditiva, este já estará previsto no planejamento da própria obra. Desta forma, o cronograma da operação fica claro e se evitam atrasos com imprevistos.
3 – O custo com manutenção emergencial da empresa cai significativamente
Já falamos acima sobre a importância de investir na manutenção preventiva, com trocas mediante indicação dos fabricantes, e as boas práticas de forma geral. Respeitar prazos e procedimentos é muito mais barato do que não cuidar da máquina e ter paradas caras e não programadas. Já no caso da manutenção preditiva, essa diferença de valores é ainda maior.
Esse tipo de manutenção monitora seu equipamento e ao primeiro sinal de variações, sinaliza para os responsáveis o que está diferente do comportamento normal e o que pode ser a causa das alterações.
Esse monitoramento pode ser feito acompanhando a vibração da máquina e/ou analisando os fluidos, por exemplo. E ao detectar o problema no início, é possível tomar decisões mais assertivas e muito mais econômicas, permitindo acionar a garantia da máquina, negociar peças e gastar menos com a troca de poucos itens ao invés de um motor inteiro, por exemplo.
Uma vez que há planejamento, há escolha! Um exemplo é a possibilidade de optar pelo local da realização das intervenções. Dependendo do equipamento ou tipo de manutenção, pode-se escolher qual atenderia melhor e, assim como a maneira mais eficaz: se a oficina da concessionária da garantia, ou uma terceirizada, e até a própria equipe de manutenção, caso exista.
Segundo estudo das vantagens da manutenção preditiva, há eliminação de 70 a 75% de paradas não programadas com a manutenção preditiva.
O mesmo vale para insumos, que podem ser negociados com preços melhores dependendo do prazo ou quantidade negociados.
4 – Aumenta o nível de qualidade do serviço na construção
O resultado de ter o sistema funcionando com alta produtividade e sem quebras é:
- A obra ter maior chance de cumprir o prazo de entrega
- Serviço feito com maior qualidade
- Custos reduzidos, pois ocorre redução ou extinção de quebras repentinas
Além disso, esse cumprimento de datas e padrões atende as exigências da ISO 9001. No setor de construção, o sistema ISO auxilia na qualidade dos processos, buscando a redução de retrabalho e de atrasos e gerando maior economia e organização nas obras.
5 – Aumento da segurança dos operadores dos equipamentos
Um maquinário com sua manutenção em dia, portanto, tem menor risco de causar acidentes que prejudiquem a saúde dos operadores.
O ambiente da indústria da construção envolve uso de maquinário pesado e fazer manutenção preventiva e/ou preditiva é a melhor maneira de reduzir a possibilidade de ocorrer algum tipo de acidente.
Conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), todos os anos ocorrem 270 milhões de acidentes de trabalho, de todos os tipos. Entre as justificativas para esse número elevado estão, por exemplo, a falha humana, falta de preparo para utilização de equipamentos e maquinário e falta de manutenção.
Conclusão
Planejar sua manutenção em máquinas de construção, primordialmente:
- Expande seu grau de confiança nos equipamentos, podendo explorar ao máximo seus recursos
- Reduz custos da manutenção corretiva
- Gera maior segurança dos operadores
- Garante maior qualidade e cumprimento de prazos das entregas
- Aumenta a capacidade de programação de serviços permitindo melhor aproveitamento de recursos e pessoal
- Diminui perdas de energia e de insumos
- Previne e diminui a taxa de falhas
- Reduz as interrupções de funcionamento
Existem outras vantagens da manutenção planejada, aliás, mas na prática, e dentro do setor de construção, o cliente fica, sem dúvida, satisfeito com a obra entregue no prazo e com qualidade. Enquanto você desfruta da redução de custos, melhoria da segurança, e aumento da eficiência e vida útil das máquinas, maximizando seu lucro.
Quer saber como calcular a disponibilidade dos equipamentos e melhorar seu planejamento? Confira em nosso artigo.