Análise
Os relatórios dos clientes indicaram contaminação alta e recorrente por diesel com baixa viscosidade do óleo. Assim, os resultados indicaram vazamento de diesel para o cárter.
Diagnóstico
Foi recomendada a parada do equipamento o mais rápido possível, a verificação dos pontos de vazamento de diesel para o sistema de lubrificação, a alteração do volume de óleo no cárter, as condições de operação, como ruídos anormais e aumento do consumo de combustível, e a verificação das configurações do sistema de injeção. Também foi recomendado o envio de uma nova amostra com 125 horas.
Solução
O cliente informou que foi realizada uma manutenção preventiva sistemática no equipamento, com troca de filtros e óleo lubrificante.
Resultado
O custo total dos reparos foi de R$ 1.600. Se o monitoramento com manutenção preventiva e os reparos necessários não fossem realizados, esse problema de contaminação do diesel não seria detectado e a lubrificação do sistema seria prejudicada, causando sérios danos ao motor e sua falha, com um valor estimado de reparo de mais de R$ 100.000.