

Conheça o novo App S360 e funcionalidades!
13 de dezembro de 2023
Termos e condições de uso ALS
4 de janeiro de 2024Lubrificação de mancais aumenta eficiência na mineração
Uma das principais causas de desgaste em elementos de máquina em movimento(como mancais), é, sem dúvida, o desgaste por abrasão, responsável por falhas catastróficas dos equipamentos.
O desgaste por abrasão se inicia em mancais planos e de rolamento, sobretudo. Isso acontece quando o material particulado sólido de elevada dureza e de dimensões suficientes penetram e se alojam nas folgas dinâmicas entre o munhão e o casquilho.
Outra possibilidade é estes materiais estarem entre os elementos rolantes e as pistas de rolamento, por exemplo, provocando a remoção de material metálico e geração de material abrasivo.
Soluções
Assim, para evitar a contaminação dos mancais por material particulado sólido na relubrificação, vejamos três práticas simples e de baixo custo, como, por exemplo:
1- Utilizar tampões de plástico que se ajustem aos pinos graxeiros. Se evita que material particulado sólido
aderido à graxa remanescente da operação de relubrificação seja introduzido no mancal de rolamento.
2- Limpar cuidadosamente os pinos graxeiros com retalho que não libere fiapos antes de se acoplar o
bocal de dispensa de graxa da pistola graxeira (não é recomendável o uso de estopa).
3- Após a operação de relubrificação, limpar e proteger o bocal de dispensa de graxa da pistola graxeira com um tampão de plástico. Isso evita que material particulado sólido fique na graxa e entre nos mancais planos e de rolamento quando voltarem a ser utilizadas.
Cuidados básicos e de baixo custo como esses são fundamentais na elevação da vida útil e na confiabilidade do maquinário.
Prevenção
Já os cuidados de prevenção de desgaste por material particulado sólido deve ser objeto de atenção permanente, aliás, por parte dos mecânicos lubrificadores. Muitos profissionais da lubrificação já se atentaram.
A conservação e limpeza dos instrumentos de trabalho é, portanto, prática imprescindível para estender a vida útil do maquinário e reduzir paradas imprevistas pela contaminação.
Além de prevenir, é possível monitorar o desgaste das peças através da análise de óleo lubrificante, acompanhando assim se este desgaste tem crescimento, para ser possível investigar a causa e tomar uma ação de manutenção antes de uma falha mais grave, e da parada não planejada dos equipamentos.
Saiba como monitorar este e outros compartimentos de seus ativos com a ALS.