

Qual o intervalo de coleta de óleo ideal?
30 de janeiro de 2024
Quais são as vantagens do PQI?
1 de abril de 2024Motor da Motoniveladora Caterpillar 140K – Construção
ESTUDO DE CASO: CONSTRUÇÃO
97% DE ECONOMIA

Problemas de contaminação por diesel e alteração da viscosidade do óleo no motor foram encontrados com o monitoramento pela análise preditiva e resolvidos com segurança antes de causarem problemas mais custosos e maiores.
A ALS atua na manutenção preditiva para evitar, através das análises, que seu equipamento tenha maiores problemas ou danos.
Riscos sem análise e manutenção preditiva:
Concentração de Ferro
Elevado índice de PQI
Análise
As análises apontavam alta concentração de Ferro e elevado índice de PQI (partículas magnéticas de maior porte). A oscilação da concentração dessas partículas maiores se mostrou um fator a ser verificado, pois ambos os resultados indicam desgaste
anormal do compartimento.
Diagnóstico
A recomendação foi parar o equipamento o mais rápido possível para verificar as condições de operação, o nível de óleo e ainda avaliar possíveis fontes de partículas de desgaste. Por estar contaminado, recomendou-se ainda a troca do lubrificante e a limpeza do sistema.
Solução
Ao trocar o lubrificante, tomou-se o cuidado de limpar e verificar o bujão e a vareta, e de remover o máximo de resíduos possível, pois estes se acumulam no fundo do cárter e podem voltar a circular no sistema, acelerando o desgaste do mesmo.
Resultado
O custo do monitoramento e da parada para a troca do lubrificante foi de R$ 1.430. Caso não fosse realizada a troca do óleo com a limpeza do sistema, a circulação de
partículas grandes acarretaria em aceleração generalizada do desgaste do motor, aumentando folgas e, por conseguinte permitindo até contaminação do sistema por
fuligem e diesel.
A perda do motor totalizaria um custo de 60 mil reais. A economia gerada apenas considerando reposição de peças é de R$ 58.570, ou 97,62%.